Capacidade funcional e de autocuidado de pacientes com esclerose múltipla
PDF

Palavras-chave

Atividades de vida cotidiana
Autocuidado
Esclerose múltipla.

Como Citar

BEZUTTI, Larissa Maria; KUMAKURA, Ana Railka de Souza Oliveira. Capacidade funcional e de autocuidado de pacientes com esclerose múltipla. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018781. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/781. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar a capacidade funcional e o autocuidado de pessoas com esclerose múltipla. Estudo descritivo, exploratório, transversal, com abordagem quantitativa realizada com indivíduos acompanhados pelo Ambulatório de Neurologia do Hospital de Clínicas da Unicamp. Coletamos dados sociodemográficos e clínicos e aplicamos a Escala de Avaliação da Competência para o Autocuidado, o Índice de Barthel, a Escala de Lawtton e Brody, e o instrumento para investigar a realização de Atividades Avançadas da Vida Diária. Análise descritiva e inferencial pelo programa SPSS versão 24.0. Os resultados mostram que os níveis de autocuidados dos pacientes estudados estão preservados e estes se apresentam mais ativos paras as AAVD. A duração da doença está correlacionada a um maior número de incapacidades e o perfil socioeconômico e o nível educacional mostraram-se fatores protetores para a funcionalidade. O planejamento do cuidado bem como sua implementação deve estar consoante com as necessidades observadas com enfoque da equipe interdisciplinar na promoção e reabilitação de saúde desses pacientes, não somente implementação e sistematização do cuidado, mas também, estimulando o seu desenvolvimento do autocuidado, funcionalidade e sociabilidade.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018781
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.