Entre gêneros e conflitos com a lei como as medidas socioeducativas explicitam as delimitações impostas pelas construções do papel do feminino
PDF

Palavras-chave

Juventude
Medida socioeducativa
Gênero.

Como Citar

SIQUEIRA, Larissa Camargo; RUI, Taniele Cristina. Entre gêneros e conflitos com a lei como as medidas socioeducativas explicitam as delimitações impostas pelas construções do papel do feminino. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018776. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/776. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho busca compreender, analisar e discutir as relações construídas entre os adolescentes que realizam a medida socioeducativa de Liberdade Assistida e as mulheres que compõem suas vidas: desde suas mães, avós e irmãs e, até mesmo, as parceiras. Essas relações são construídas no cotidiano e anteriores ao Ato Infracional, porém neste estudo, serão estudadas após o ato com maior enfoque. Uma das categorias de análise parte da constante visita das mulheres à instituição responsável pela execução da medida, assim como preocupações e ações impostas a elas.Este trabalho busca compreender, analisar e discutir as relações construídas entre os adolescentes que realizam a medida socioeducativa de Liberdade Assistida e as mulheres que compõem suas vidas: desde suas mães, avós e irmãs e, até mesmo, as parceiras. Essas relações são construídas no cotidiano e anteriores ao Ato Infracional, porém neste estudo, serão estudadas após o ato com maior enfoque. Uma das categorias de análise parte da constante visita das mulheres à instituição responsável pela execução da medida, assim como preocupações e ações impostas a elas. O gênero, nesta pesquisa, é essencial para compreender o desenvolvimento e as consequências dessas relações, assim como a categoria de classe social, que será sempre retomada. É de extrema importância analisar as reproduções das categorias de gênero e o resultado delas através da perspectiva das medidas socioeducativas, já que estas propõem um novo projeto de vida ao adolescente que cometeu o ato infracional.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018776
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.