Os sentidos de cura e de transformação no corpo
PDF

Palavras-chave

Pesquisa em dança
Criação em dança
Bailarino-pesquisador-intérprete.

Como Citar

MIOLA, Laís Rodriguez Cardamoni; TEIXEIRA, Paula Caruso. Os sentidos de cura e de transformação no corpo: uma pesquisa no eixo estruturação da personagem do método bailarino-pesquisador-intérprete (BPI). Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018774. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/774. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Este projeto é uma pesquisa de criação artística que se desenvolveu durante uma ano e meio, a partir do método Bailarino-Pesquisador -Intérprete (BPI).Nele foi trabalhado, principalmente, o eixo “estruturação da personagem” desse método. A bailarina-pesquisadora-intérprete realizou primeiramente pesquisas de campo em aldeias indígenas, templos xamânicos onde ocorrem rituais de cura e, na roda de capoeira do mestre Josiel, da “Ong Braços Abertos”, na região daCrackolândia, na capital paulistana.Após e paralelo a essas pesquisas, foram realizados laboratórios de criação dirigidos, nos quais ela incorporou a personagem Luana. A partir do que emergiu dessa personagem, foi desenvolvido uma síntese artística com um roteiro de sensações, emoções e paisagens da sua história.Nele, a personagem Luana traz um corpo de resistência por meio da linguagem da capoeira e das modelagens de outros corpos, principalmente, os de animais de poder como a onça, a cobra e a águia.Nesse roteiro, apresentado em junho desse ano, a personagem Luana, após perder tudo, carrega consigo as poucas coisas que lhe restaram da sua aldeia de origem e com elas, reconstrói em meio ao caos e ao lixo das ruas a sua casa e, faz dela, um espaço acolhedor por meio da força de seus ancestrais, entidades e animais de poder.“Luana é um xamã” que com seu maracá e seu canto se transforma e transforma o espaço da rua onde mora.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018774
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.