Autocuidado e aptidão cardiorrespiratória na insuficiência cardíaca
PDF

Palavras-chave

Insuficiência cardíaca
Autocuidado
Aptidão física.

Como Citar

OLIVEIRA, Laís Rodrigues de; CORNELIO, Marilia Estevam. Autocuidado e aptidão cardiorrespiratória na insuficiência cardíaca. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018773. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/773. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

A insuficiência cardíaca é uma doença crônica, de elevada prevalência no Brasil e no mundo, e apresenta importante impacto na realização de atividades de vida diária e na qualidade de vida. Desta forma, este trabalho tem como objetivo avaliar o autocuidado em pacientes com insuficiência cardíaca e testar a sua relação com a aptidão cardiorrespiratória. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, de corte transversal. Foram incluídos pacientes com insuficiência cardíaca das classes funcionais I, II e III da New York Heart Association, com idade entre 18 e 65 anos. Foram coletados dados sociodemográficos e clínicos; avaliado o autocuidado por meio do European Heart Failure Self-Care Behaviour Scale e a aptidão cardiorrespiratória pelo Veterans Specific Activity Questionnaire. Os dados foram analisados de forma descritiva, por meio de testes de correlação e comparação. Identificamos que os pacientes são em sua maioria eram do sexo masculino (63,1%), brancos (46,4%), casados (54,7%), aposentados (30,9%), tinham fração de ejeção reduzida (70%) e pertenciam a classe funcional 2 (50%). Os resultados deste estudo oferecerão subsídios para o desenvolvimento de intervenções voltadas à implementação de comportamentos de autocuidado por parte dos pacientes com IC.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018773
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.