Andanças guiadas em Paulínia
PDF

Palavras-chave

Dança contextual
Caminhar na cidade
Paulínia (SP).

Como Citar

ROSA, Laís Cardoso da; COSTAS, Ana Maria Rodriguez. Andanças guiadas em Paulínia: uma investigação sobre o caminhar na cidade como ação dançante e prática estética. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018769. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/769. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Este projeto realizou uma pesquisa prática e teórica sobre as especificidades de um trabalho de dança contextual que tem como temática central o caminhar na cidade como ação dançante e prática estética, investigando tanto a falta quanto a presença de lugares para dançar em Paulínia (SP). A partir do estudo de bibliografia específica e de materiais artísticos vinculados, da realização de entrevistas, bem como da experimentação de laboratórios criativos periódicos em sala e na cidade de Paulínia, chegou-se ainda à organização e ao compartilhamento público de andanças guiadas nessa cidade, caminhadas performativas que, ao questionarem as fronteiras entre arte e vida, buscam entender o potencial transformador da dança nos modos dos cidadãos habitarem o espaço urbano, favorecendo sua autonomia e abertura ao encontro através de uma experiência incorporada da cidade.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018769
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.