Satisfação no trabalho da equipe de enfermagem em unidades de terapia intensiva
PDF

Palavras-chave

Satisfação no emprego
Enfermagem
Unidades de terapia intensiva.

Como Citar

TERUYA, Kelly Yukari; GUIRARDELLO, Edineis de Brito; COSTA, Ana Cláudia de Souza. Satisfação no trabalho da equipe de enfermagem em unidades de terapia intensiva. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018765. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/765. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Objetivos: avaliar a satisfação no trabalho e sua relação com as características pessoais e profissionais da equipe de enfermagem. Método: estudo descritivo e transversal com 163 trabalhadores da enfermagem de unidades de terapia intensiva de um hospital de ensino. Para a coleta de dados, foi utilizada a versão brasileira do Job Satisfaction Survey e uma ficha de caracterização pessoal e profissional. Posteriormente, realizou-se análise descritiva dos dados, comparações e correlações. Resultados: Os profissionais demonstraram ambivalência para satisfação no trabalho de forma global e para o domínio comunicação. Estavam satisfeitos quanto à supervisão, colaboradores e natureza do trabalho e insatisfeitos com os demais domínios. Houve correlação entre intenção de permanecer no trabalho e a maioria dos domínios do Job Satisfaction Survey, exceto colaboradores e condições operacionais e, correlação entre o tempo de trabalho na unidade e na instituição com os domínios remuneração, recompensas e supervisão. Conclusão: De modo geral, houve um sentimento de ambivalência em relação à satisfação no trabalho. As variáveis intenção de permanecer no trabalho e tempo de trabalho na unidade e na instituição foram correlacionadas com satisfação no trabalho para os domínios remuneração, recompensa e supervisão.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018765
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.