Projeto e análise preliminar de desempenho de moldes poliméricos não adesivos obtidos por impressão 3D visando a obtenção de esferoides teciduais para a constituição de estruturas condrais
PDF

Palavras-chave

Scaffolds
Biofabricação
Estruturas condrais.

Como Citar

SILVA, Katlyn Dias da; MORAES, Angela Maria; DECARLI, Monize Caiado; SILVA, Jorge Vicente Lopes da. Projeto e análise preliminar de desempenho de moldes poliméricos não adesivos obtidos por impressão 3D visando a obtenção de esferoides teciduais para a constituição de estruturas condrais. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018761. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/761. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Os esferoides apresentam-se como uma das abordagens mais versáteis para obtenção de microtecidos in vitro, podendo, inclusive constituir as unidades construtoras do tecido em si. Este estudo teve como objetivo o levantamento de informações, por meio de extenso levantamento bibliográfico, acerca de aspectos relevantes na confecção e análise de desempenho de moldes poliméricos não adesivos obtidos por impressão 3D. Tais moldes se destinam à obtenção de esferoides teciduais e de seu uso, particularmente neste trabalho, na produção de estruturas úteis para a terapia de lesões de tecidos cartilaginosos. A técnica para a produção dos esferoides escolhida e estudada, denominada "Micro-molded Nonadhesive Hydrogels Method", mostra-se como a mais eficiente e produtiva para esta finalidade. Como o projeto em si dos moldes micro-moldados envolve o uso de softwares de design assistido por computador (CAD) e é articulado à impressão 3D, também foram investigados os polímeros apropriados tanto para a obtenção dos micromoldes como da matriz para obtê-los. A matriz pode ser produzida com sucesso com poli(lactídeo-co-caprolactona), PLCL, policaprolactona, PCL, e poli(ácido lático), PLA, puros ou híbridos com polímeros naturais, como agarose e fibrina. Os micromoldes podem ser produzidos com polidimetilsiloxano (PDMS), poliuretanas, poliiminas ou Teflon™. Os contramoldes podem ser obtidos em agarose, PDMS e ácido hialurônico.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018761
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.