Caracterização da venação e superfície foliar como subsídio à taxonomia de Vismia Vand. (Hypericaceae)
PDF

Palavras-chave

Arquitetura foliar
Epiderme foliar
Sistemática vegetal.

Como Citar

UEMOTO, Katemann Akemi Valentim; AMARAL, Maria do Carmo Estanislau do; MARTINS, Milena Ventrichi; SHIMIZU, Gustavo Hiroaki; BITTRICH, Volker. Caracterização da venação e superfície foliar como subsídio à taxonomia de Vismia Vand. (Hypericaceae). Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018758. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/758. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Popularmente conhecido como lacre, Vismia (Hypericaceae) é um gênero relativamente pouco estudado e que necessita de investigações detalhadas sobre caracteres diagnósticos que permitam distinguir suas espécies. No âmbito dos estudos morfológicos e taxonômicos em curso sobre o gênero, o presente trabalho teve como objetivos analisar e caracterizar a venação e a superfície foliar de 12 espécies de Vismia, utilizando, respectivamente, microscopia óptica de folhas diafanizadas e microscopia eletrônica de varredura. Foram encontrados três padrões gerais de venação foliar e diferenças significativas em relação ao tipo de indumento, que auxiliam na separação de grupos dentro do gênero.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018758
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.