Síntese de poli (L-ácido lático) (PLLA) visando sua utilização como implantes biomédicos
PDF

Palavras-chave

Poli(ácido-láctico)
Síntese
Policondensação.

Como Citar

SILVA, Karen Nardi da; MACIEL FILHO, Rubens; MUNHOZ, André Luiz Jardini; CONCHA, Viktor Oswaldo Cardenas; SCHIAVON, Maria Ingred Rocha Barbosa; SOUZA, Roniel Augusto de. Síntese de poli (L-ácido lático) (PLLA) visando sua utilização como implantes biomédicos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018745. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/745. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O poli(ácido láctico) (PLA) pode ser obtido por diferentes rotas, mas independentemente da rota escolhida, o processo requer um rigoroso controle de seus parâmetros. Neste trabalho procurou-se sintetizar o PLA pela rota de policondensação direta visando aumentar a massa molar do polímero obtido por esta rota. Nesse sentido, o estudo das variáveis de processo se faz necessário procurando obter um produto com as propriedades desejadas. Inicialmente foi feito um planejamento fatorial 2^2 com 3 pontos centrais, procurando encontrar a região de ótimo e quais das variáveis influenciam o processo. Os polímeros obtidos foram analisados usando a técnicas de FTIR e reometria, comprovando assim a obtenção do PLA com a maior massa molar para o sistema estudado.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018745
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.