Identificação de parâmetros materiais para retina utilizando um modelo visco-elástico-plástico fracionário
PDF

Palavras-chave

Modelo visco-elástico-plástico fracionário
Propriedades mecânicas
Retina.

Como Citar

HANAMOTO, Juniti Hitochi Afonso; BITTENCOURT, Marco Lucio; SUZUKI, Jorge. Identificação de parâmetros materiais para retina utilizando um modelo visco-elástico-plástico fracionário. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018738. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/738. Acesso em: 23 abr. 2024.

Resumo

Esse projeto pretendeu identificar propriedades mecânicas para a retina do olho utilizando um modelo de material visco-elástico-plástico fracionário. Para isso, foram desenvolvidas as relações constitutivas desse modelo de material.
Utilizando o software Matlab, para descrever o comportamento que a retina apresenta em um ensaio de tensão. Foi implementado o algoritmo Particle Swarm Optimization (PSO) para os comportamentos elástico e plástico do material.
Posteriormente, considerou-se um modelo material visco-elástico-plástico fracionário. A partir de dados experimentais reais prévios, buscou-se identificar parâmetros coerentes com o ensaio.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018738
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.