Aproveitamento de subprodutos da indústria cervejeira utilizando extrusão termoplástica
PDF

Palavras-chave

Extrusão termoplástica
Resíduo úmido de cervejaria (RUC)
Grits de milho (GM).

Como Citar

JISAKA, Julie Saori; STEEL, Caroline Joy; BRITO, Aline Duarte Correa de; PEREIRA, Aline Fernanda Rizzanti. Aproveitamento de subprodutos da indústria cervejeira utilizando extrusão termoplástica. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018734. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/734. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O tema sustentabilidade atrai cada vez mais a atenção das indústrias de alimentos e bebidas, uma vez que estas geram bilhões de toneladas de subprodutos anualmente, os quais, se descartados de forma errônea, podem ser prejudiciais ao meio ambiente. O projeto teve o intuito de reaproveitar os resíduos da indústria cervejeira, visando um novo produto para a alimentação humana ou animal. A técnica utilizada foi a extrusão termoplástica da mistura dos subprodutos com uma matriz amilácea, aplicando-se altas temperaturas, força de cisalhamento e pressão, levando a modificações físico-químicas e nutricionais nos produtos. Foram utilizados: resíduo úmido da cervejaria (RUC), composto principalmente por bagaço de malte; levedura excedente (LEV), obtida durante o processo de fermentação; e, o adjunto cervejeiro grits de milho (GM), ingrediente amiláceo que ajudou na extrusão. Os extrusados apresentaram altos valores de umidade, dureza e densidade, e baixos valores de índice de expansão (IE), relacionados à alta quantidade de fibra do RUC, além de baixos índice de absorção de água (IAA) e índice de solubilidade em água (ISA).

https://doi.org/10.20396/revpibic262018734
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.