Avaliação do desenvolvimento auditivo, de linguagem e motor em lactentes
PDF

Palavras-chave

Lactente
Linguagem
Audição.

Como Citar

TAVONI, Júlia Roja; LIMA, Maria Cecilia Marconi Pinheiro. Avaliação do desenvolvimento auditivo, de linguagem e motor em lactentes. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018722. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/722. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Introdução: Monitorar lactentes com indicadores de risco para perda auditiva justifica-se pela importância do diagnóstico precoce de possíveis alterações auditivas. O objetivo da pesquisa foi monitorar o desenvolvimento da função auditiva, da linguagem e das condições ambientais de lactentes que apresentam indicadores de risco para deficiência auditiva. Metodologia: Para avaliação do desenvolvimento auditivo utilizou-se avaliação auditiva comportamental. Quanto a avaliação do desenvolvimento da linguagem e de aspectos relacionados à motricidade orofacial, foi aplicada a Escala de Aquisições Iniciais da Linguagem e o Protocolo de Avaliação do Sistema Sensório Motor Oral. Para análise do desenvolvimento motor utilizou-se a Escala Affordances in the home environment for motor developmen).Os dados obtidos e as análises realizadas estão em consonância com a literatura e os lactentes, mesmo com indicadores de risco ao seu desenvolvimento e inseridos em ambientes não necessariamente favoráveis ao seu desenvolvimento, apresentaram um desenvolvimento compatível com sua faixa etária.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018722
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.