Estudo da aplicação do sobrenadante de fermentação de Phaeosphaeria sp. para conservação de frutas
PDF

Palavras-chave

Antimicrobianos
Fungos
Bioprocesso.

Como Citar

GONZALEZ, Júlia Pereira Soalheiro; BICAS, Juliano Lemos; KANEMARU, Michel Yudi Shinkai. Estudo da aplicação do sobrenadante de fermentação de Phaeosphaeria sp. para conservação de frutas. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018719. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/719. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

No que se diz a preservação de frutas, o desenvolvimento de meios alternativos ao uso de agrotóxicos são de crucial importância. Testes envolvendo o sobrenadante de fermentação do Phaeosphaeria sp. foram realizados sobre a contagem de bolores e leveduras de morangos, uvas e mamões. Três cepas de bolores deteriorantes de cada fruta foram isoladas a fim de se testar a eficiência de diversas concentrações do extrato fermentado. Além disso, testou-se a aplicação direta do sobrenadante sobre os frutos in natura. Verificou-se um amplo espectro de inibição microbiana pela ação do sobrenadante, todavia, observou-se o desenvolvimento de defeitos tecnológicos quando houve o contato direto do extrato fermentado com os frutos.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018719
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.