Estrutura e sujeito no materialismo histórico
PDF

Palavras-chave

Materialismo histórico
Historiografia
Estruturalismo.

Como Citar

SILVA, Julia Pantin da; VIEIRA, Carlos Alberto Cordovano. Estrutura e sujeito no materialismo histórico: uma leitura do debate entre Louis Althusser e E. P. Thompson. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018718. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/718. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Destaca-se os principais argumentos de Louis Althusser e E P Thompson, acerca da estrutura e sujeito enquanto princípios determinantes do materialismo histórico, isto é, procura-se identificar qual o motor da história. Assim, este debate, originado pela emergência do estruturalismo francês e motivado pelas criticas ao regime estalinista, perpassa desde questões sobre a natureza do conhecimento histórico até o estatuto de outros conceitos essenciais ao marxismo, como contradição, luta de classes e modo de produção.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018718
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.