Desenvolvimento de formulação cosmética contendo extrato de mirtilo (Vaccinium ashei) para proteção solar e combate ao envelhecimento da pele
PDF

Palavras-chave

Mirtilo
Fator de proteção solar
Antioxidante.

Como Citar

FRANCO, Julia Gomes; MAZZOLA, Priscila Gava; CEFALI, Letícia Caramori. Desenvolvimento de formulação cosmética contendo extrato de mirtilo (Vaccinium ashei) para proteção solar e combate ao envelhecimento da pele. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018711. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/711. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Os filtros solares são formulações capazes de proteger a pele contra raios ultravioletas, os quais causam diferentes danos à pele. Os filtros solares podem ser divididos em filtros químicos e físicos, em que os filtros químicos apresentam maior suscetibilidade de irritação da pele em relação aos filtros físicos. Os estudos com substâncias naturais visam diminuir a irritação causada por alguns filtros solares, ao passo que algumas substâncias estudadas apresentam um carácter de proteção contra os raios ultravioletas, como os flavonóides. Esse projeto teve como objetivo continuar os estudo de determinação de antocianinas e do fator de proteção solar presente no extrato hidroalcoólico obtido a partir do mirtilo (Vaccinium ashei). Essas características foram determinadas através de uma metodologia in vitro utilizando espectrofotometria na região do ultravioleta. Posteriormente, foi desenvolvida uma formulação cosmética, na qual foi incorporado o extrato previamente microencapsulado. A formulação com e sem a presença do extrato foi analisada quanto ao fator de proteção solar, teor de antocianinas e atividade antioxidante in vitro, além do estudo de sua estabilidade com a verificação dos valores de pH, densidade e viscosidade, após a exposição a condições de estresse. Essas análises tiveram como objetivo a utilização de uma substância natural para o desenvolvimento de um produto alternativo no combate à radiação solar e ao envelhecimento precoce da pele.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018711
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.