Impressão em 3D de circuitos eletrônicos flexíveis baseados em grafeno
PDF

Palavras-chave

Grafeno
Circuitos eletrônicos flexíveis
Impressão 3D.

Como Citar

ALVES, Julia Figueiredo de Almeida; PEREIRA, Ana Luiza Cardoso; CORDEIRO, Cristiano Monteiro de Barros; CALLADO, Gabriel Teixeira; CARVALHO, Juliana Barros. Impressão em 3D de circuitos eletrônicos flexíveis baseados em grafeno. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018709. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/709. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Neste trabalho foram utilizadas técnicas de manufatura aditiva (impressão 3D) para realizar a impressão de circuitos eletrônicos flexíveis a partir de filamento nanocompósito condutivo, de PLA e grafeno. Foram estudadas propriedades de condução de trilhas e circuitos impressos sobre folha de transparência, investigando-se a dependência da resistência elétrica destes com diferentes parâmetros de impressão e com a temperatura. Verificou-se que o material impresso é condutor e ôhmico para todo o intervalo de temperaturas investigado e que os circuitos funcionam bem e mantêm boa aderência à base, mesmo quando sujeitos a curvaturas consideráveis.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018709
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.