Cesare Brandi e o falso histórico
PDF

Palavras-chave

Cesare Brandi
Falso histórico
Réplica estação Artur Nogueira.

Como Citar

MAGALHÃES, Alessandra Ribeiro; XAVIER, Janaína S.; SANTOS, Amanda Dezembre; CORDEIRO, Elaine Medeiros do Nascimento. Cesare Brandi e o falso histórico: uma discussão sobre a construção da réplica da estação ferroviária de Artur Nogueira, SP. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic26201870. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/70. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Esse projeto de pesquisa apresenta os resultados parciais de uma investigação que discute o conceito de falso histórico desenvolvido pelo crítico e historiador da arte Cesare Brandi e sua aplicação na construção de uma réplica da antiga Estação Ferroviária da cidade de Artur Nogueira, SP, demolida em 1976 e reconstruída em 2009. Os objetivos que norteiam o estudo são: Discutir o conceito de falso histórico em Cesare Brandi e analisar em que medida ele pode ser aplicado à construção da referida réplica, considerando suas decorrências para o patrimônio cultural e para a identidade e a memória da cidade. A pesquisa tomou como referencial teórico o livro Teoria da Restauração de Brandi (2004), comparando os aspectos definidos por ele como sendo característicos de um falso histórico com a construção da réplica de Artur Nogueira. Para compreender a implicações do ocorrido estão sendo realizadas entrevistas com os envolvidos e a comunidade, além de levantamentos iconográficos e documentais. Até o presente momento conclui-se que há muitas camadas de discussão envolvidas na demolição da antiga Estação e na construção da réplica, além de diferentes interesses por parte dos agentes públicos e da população que extrapolam a preocupação que deveria haver com a história e a memória por meio da preservação dos bens patrimoniais.

https://doi.org/10.20396/revpibic26201870
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.