Geoquímica de água de consumo humano em duas escolas em Santarém, Pará e sua relação com a geologia regional
PDF

Palavras-chave

Alter do chão
Hidrogeoquímica
Santarém.

Como Citar

MESQUITA, Jorge Lucas Braz; FIGUEIREDO, Bernardino Ribeiro de; MENDES, Anderson. Geoquímica de água de consumo humano em duas escolas em Santarém, Pará e sua relação com a geologia regional. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018691. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/691. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Na cidade de Santarém, Pará, grande parte do abastecimento de água provém do aquífero Alter-do-Chão (Tancredi, 1996). Foram coletadas amostras de água de duas escolas em Santarém, além de amostras de rocha para se conhecer melhor como ocorre a interação água-rocha nesta região. Foram realizadas análises de ICP-MS e Cromatografia Iônica das amostras de água, e de Fluorescência de Raio X e Difração de Raio X das amostras de rocha. Os resultados indicam haver uma possível contaminação do aquífero menos profundo por fossas sépticas devido aos elevados teores de nitrato em água. Concentrações altas de alumínio em água deve ser resultado da desestabilização dos feldspatos presentes nas rochas deste aquífero.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018691
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.