Melhores práticas para o ensino de laboratórios
PDF

Palavras-chave

Análise de risco
Boas práticas de laborátório
Garantia de qualidade.

Como Citar

TOLEDO, Joice Hirose de; NASCIMENTO, Laura de Oliveira. Melhores práticas para o ensino de laboratórios: uma abordagem baseada em riscos para identificar procedimentos essenciais, reunindo melhoria de laboratório e aprendizado de garantia de qualidade. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018689. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/689. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Laboratórios de pesquisa e ensino universitários sem um sistema de qualidade podem apresentar riscos à segurança do aluno, a qualidade dos dados gerados e a integridade dos equipamentos. Ao mesmo tempo, as normas vigentes de Boas Práticas de Laboratório (BPL) tem alto rigor e características não aplicáveis a atividade fim desse tipo de laboratório, que é ensinar e produzir conhecimento. Sendo assim, esse projeto se propõe a identificar, classificar e priorizar procedimentos, protocolos e riscos envolvidos na implementação ou não das recomendações de BPL em laboratório de pesquisa e ensino de formulação de medicamentos. A identificação será feita mediante mapeamento de equipamentos, protocolos de rotina, tipos de alunos/pesquisadores e relação com a atividade fim do laboratório, plotadas em gráfico de Ishikawa. A classificação (análise de risco) será feita de maneira categórica, como recomendado pelo FDA, em risco baixo, médio e alto, com justificativa de risco baseada em literatura científica e conhecimento prévio do orientador. A priorização será representada em fluxograma de blocos para processos e procedimentos. A conclusão desse estudo poderá fundamentar a criação de norma análoga a BPL para laboratórios de pesquisa/ensino, visando a melhoria continua, diminuição de custos, padronização, reprodutibilidade de resultados e segurança dos alunos e operadores.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018689
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.