Deformidade craniana após implantação de sistema de derivação ventricular com válvula
PDF

Palavras-chave

Hidrocefalia
Derivação
Neurocirurgia pediátrica.

Como Citar

BARILE, João Paulo; GHIZONI, Enrico. Deformidade craniana após implantação de sistema de derivação ventricular com válvula. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018674. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/674. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

A derivação ventrículo-peritoneal (DVP) é o principal procedimento utilizado no tratamento de pacientes portadores de hidrocefalia, em especial durante o primeiro ano de vida. Em situações especiais, podem ser utilizados outros procedimentos como derivação ventrículo-atrial (DVA), derivação ventrículo sub-galeal, ou neuroendoscopia. Contudo, apesar de altamente eficaz no tratamento da hidrocefalia, as derivações ventriculares possuem alta taxa de complicações (5 a 30%) que incluem principalmente disfunções mecânicas e infecções. Objetivo: investigar a prevalência de deformidade ao uso de derivação ventricular, taxa de complicações e potenciais causas. Métodos: estudo transversal retrospectivo com todas as crianças submetidas à implantação de um sistema de derivação ventricular durante o primeiro ano de vida, procedimentos realizados nos últimos 11 anos (2004 a 2015), no Hospital das Clínicas da Universidade de Campinas e no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) da Universidade Estadual de Campinas. Resultados: 50 pacientes do sexo masculino (58,13%), 36 pacientes do sexo feminino, idade média na 1ª cirurgia de 43,62 dias, média de cirurgia de shunt/paciente de 1,91. Conclusão: hidrocefalia no 1º ano de vida tem como etiologia principal mal formações congênitas e o tratamento cirúrgico definitivo foi a DVP. Pode se perceber que pacientes submetidos à DVP no 1º ano de vida apresentaram alta taxa de complicações(33,93%), com média de cirurgia shunt/paciente 1,91.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018674
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.