Avaliação financeira da coleta seletiva solidária no município de Cachoeira de Minas - MG
PDF

Palavras-chave

Catadores
Coleta seletiva
SoCo.

Como Citar

SAKAMOTO, Jessica Lie; RUTKOWSKI, Emilia Wanda; LIMA, Nathalia; DIONÍSIO, Jefferson. Avaliação financeira da coleta seletiva solidária no município de Cachoeira de Minas - MG. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018666. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/666. Acesso em: 23 abr. 2024.

Resumo

O trabalho consiste em uma análise do custo da coleta seletiva com inclusão dos catadores de materiais recicláveis no município de Cachoeira de Minas (MG) através da ferramenta SoCo (Solidary Selective Collection and Inclusive Recycling Analysis Tool). Mediante a essa avaliação verificou-se que a ferramenta torna possível certificar se a associação é sustentável do ponto de vista financeiro, colaborando na inclusão dessas cooperativas no sistema de gestão de resíduos sólidos do município. Constatou-se também que sem o auxílio de outros atores, sustentando-se apenas pela venda de materiais, a coleta seletiva solidária na cidade seria inviável.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018666
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.