Caracterização físicoquímica e quantificação de amido em requeijão cremoso
PDF

Palavras-chave

Requeijão cremoso
Amido
Aceitação sensorial.

Como Citar

DEGASPARI, Isabelle Grande; VIOTTO, Walkiria Hanada; KARAZIACK, Caroline Bilhar. Caracterização físicoquímica e quantificação de amido em requeijão cremoso. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018636. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/636. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O requeijão cremoso é o segundo queijo mais consumido no Brasil, devido ao uso como ingrediente culinário. Para isso, deve apresentar textura firme e baixa capacidade de derretimento quando submetido a aquecimento. A adição de amido no produto é uma prática rotineira, visto que reduz custos e contribui nas propriedades funcionais desejadas, como a textura. O objetivo deste estudo foi caracterizar 10 amostras de diferentes marcas de requeijão cremoso, adicionados de amido e comercializados na cidade de Campinas, SP, quanto às características físico-químicas e de textura e aceitação sensorial. As amostras de requeijão cremoso com adição de amido apresentaram grande variabilidade entre si quanto aos atributos analisados. Os resultados demonstraram uma grande variação entre produtos de uma mesma classe, o que evidencia uma falta de padronização entre os requeijões culinários presentes no mercado. Apesar da grande variação, sensorialmente, as amostras foram aceitas pelos consumidores.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018636
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.