A integração entre a vigilância e a assistência no acompanhamento aos casos de síndrome congênita do zika vírus
PDF

Palavras-chave

Síndrome congênita do ZIKV
Atenção primária à saúde
Vigilância epidemiológica.

Como Citar

CASTELANELI, Isabeli Karine Martins; VILELA, Maria Filomena de Gouveia; SANTOS, Fernanda Cristina dos. A integração entre a vigilância e a assistência no acompanhamento aos casos de síndrome congênita do zika vírus. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018628. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/628. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Esta pesquisa objetivou analisar a integração das equipes de vigilância e assistência no acompanhamento e cuidado às gestantes com ZIKV ou crianças com microcefalia e Síndrome Congênita do ZIKV. Trata-se de estudo de caso de abordagem qualitativa, utilizando-se de entrevistas semi estruturadas, nas quais houve participação de profissionais da vigilância e do Centro de Saúde(CS). O tratamento e análise dos dados se deu pela técnica de Análise de Conteúdo(3), originando quatro categoria temáticas. Percebeu-se que em relação a condução dos casos, há um fluxo de atendimento consolidado e que a integração da vigilância e a assistência ocorre por meio da supervisão dos casos e ação em território. Houve preocupação com a formação dos profissionais e as principais dificuldades e facilidades observadas foram respectivamente: fornecer atendimento integral a longo prazo devido a falta de recursos humanos, financeiros e atendimento especializado, além de dificuldade no uso da referência/contra-referência para obter informações dos que atendem os casos, postergando confirmações e ações; como facilidades estão a implantação do fluxo de atendimento do ZIKV, semelhantes ao já consolidado no atendimento de outras arboviroses, além de políticas como a puericultura. Conclui-se que houve integração entre a vigilância e assistência, mas que ficam limitadas devidos às dificuldades estruturais encontradas na rede de atenção à saúde.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018628
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.