Participação de um aluno surdo em escola de ensino alternativo
PDF

Palavras-chave

Aluno surdo
Escola
Ensino alternativo.

Como Citar

SILVA, Isabela Palanch Moreira da; NOGUEIRA, Aryane Santos. Participação de um aluno surdo em escola de ensino alternativo. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018625. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/625. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é focalizar e tematizar a inserção e participação do aluno surdo no ambiente escolar não tradicional. Baseada no contexto atual das políticas adotadas para a inclusão de surdos na sala de ensino regular e, partindo do pressuposto de que este modelo não é satisfatório, a busca é por lançar luz sobre os modos como a participação desse aluno se efetiva na escola de ensino alternativo. Sendo assim, o contexto a ser analisado é o aluno surdo dentro de sua comunidade escolar. A pesquisa ainda se encontra em andamento, no entanto, a análise parcial permite considerarmos que, ainda que o modelo alternativo tenha como característica uma pedagogia que favoreça a participação e a autonomia do aluno, na situação observada as especificidades do aluno surdo não foram contempladas.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018625
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.