Estudo de estabilidade de emulsões estabilizadas por concentrado proteico de soro do leite produzidas por ultrassom.
PDF

Palavras-chave

Estabilidade
WPC
Óleo de chia.

Como Citar

SILVA, Isabela Lima; HUBINGER, Miriam Dupas; ERAZO, Eliana Marcela Vélez. Estudo de estabilidade de emulsões estabilizadas por concentrado proteico de soro do leite produzidas por ultrassom. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018622. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/622. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

O objetivo geral deste projeto foi estudar a estabilidade por sete dias de emulsões de óleo de chia (Salvia hispânica L.) estabilizadas por concentrado proteico de soro de leite (WPC) produzidas por ultrassom. O óleo de chia tem grande importância comercial e apelo nutricional, a maioria dos ácidos graxos deste óleo são benéficos à saúde, pois são poli-insaturados (ômega 3 e ômega 6). O tamanho de gota foi entre 1,35 e 1,77 ?m e a distribuição de tamanho se apresentou monomodal. As emulsões se apresentaram estáveis e o melhor resultado foi obtido com 2 minutos de processo e 100% de amplitude de potência.
As emulsões de óleo em água são base para a formação de muitos alimentos. A emulsão realizada neste projeto foi a de óleo de chia em água. Para sua estabilização, foi utilizado o WPC como emulsificante.
O preparo das emulsões para este trabalho foi através do ultrassom; nele, há uma colisão entre as bolhas formadas por cavitação, o que gera uma quebra de gotículas maiores em menores (LI; FOGLER, 1978). Essa quebra em pequenas gotículas aumenta o contato superficial e permite uma ação mais eficaz do emulsificante. Neste trabalho foi avaliado o ultrassom em diferentes tempos (2, 6 e 10 min) e amplitudes da potência (75% e 100%) para avaliar as condições de processo mais eficientes na obtenção de emulsões estáveis.
Foi preparada uma dispersão com 1,83% de WPC. A emulsão óleo em água foi preparada com 18% óleo e 82% da dispersão, obtendo assim 1,5% de WPC na emulsão.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018622
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.