Avaliação in vitro da mucoadesão de partículas sólidas lipídicas revestidas com quitosana
PDF

Palavras-chave

Carreadores lipídicos nanoestruturados
Mucuadesão
Análises reológicas.

Como Citar

OLIVEIRA, Isabela Fernanda; HUBINGER, Miriam Dupas; RABELO, Renata Santos. Avaliação in vitro da mucoadesão de partículas sólidas lipídicas revestidas com quitosana. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018619. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/619. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Diversos compostos como a vitamina D3 (VD) têm reduzida biodisponibilidade devido a sua instabilidade química e baixa solubilidade em meios aquosos, sendo assim associar esses ativos a sistemas particulados é uma alternativa interessante, já que pode proporcionar uma melhor proteção do composto ativo. Todavia, muitas vezes é importante também garantir uma maior interação entre esses sistemas particulados e mucosa intestinal, onde esses compostos são geralmente absorvidos. Sendo assim, a mucoadesão de carreadores lipidicos contendo vitamina D recobertos e não recobertos com quitosana foram avaliados a fim de se determinar a contribuição do recobrimento para a melhoria das propriedades mucoadesivas das partículas.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018619
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.