Influência da sinvastatina sobre a expressão de marcadores de células-tronco neoplásicas e de marcadores inflamatórios em linhagem de carcinoma mamário humano
PDF

Palavras-chave

Câncer de mama
Células-tronco neoplásicas
Marcadores inflamatórios.

Como Citar

MENDONÇA, Íris Balero de; MAZON, Silvia de Barros; DAVOLI, Katia Jaqueline; SOUZA, Valéria Barbosa de; SILVA, Izabel Crivelli Nunes da; SCHENKA, André Almeida. Influência da sinvastatina sobre a expressão de marcadores de células-tronco neoplásicas e de marcadores inflamatórios em linhagem de carcinoma mamário humano. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018614. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/614. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

As células tronco neoplásicas (CTNs) são células presentes no tumor com características de autorrenovação e autodiferenciação semelhantes às das células tronco adultas (CTs). A inflamação é um processo que ocorre nas neoplasias e pode acentuar os desequilíbrios no microambiente tumoral, podendo colaborar com o aumento da proporção de células com fenótipo de CTNs. Considerando as propriedades antiinflamatórias das estatinas, existe a possibilidade de modulação da resposta inflamatória estar relacionada aos efeitos antineoplásicos desse grupo de fármacos. O presente trabalho avaliou as ações da sinvastatina sobre a expressão de marcadores de CTNs (CD24, CD44) e de marcadores inflamatórios (TNF-?, IL-6 e IL-1?) em linhagem de carcinoma mamário humano (MCF-7). Utilizando as técnicas de imunocitoquímica e de citometria de fluxo, as análises foram feitas em triplicata, comparando-se grupo de células não tratadas, com grupo tratado com sinvastatina e grupo tratado com doxorrubicina (controle positivo). O tratamento com sinvastatina demonstrou redução expressiva dos marcadores CD24 e CD44 na análise por imunocitoquimica e do perfil CD44high/CD24low/negative pela citometria de fluxo, mas redução muito discreta de TNF-?. Concluindo-se que, nas condições experimentais da presente investigação, a sinvastatina demonstrou ação reguladora sobre o fenótipo CD44high/CD24low/negative em cultura de células MCF-7, mas efeito muito modesto sobre a expressão de TNF-?.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018614
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.