Resumo
Nesta pesquisa, buscamos considerar a chamada "cultura surda" e a pedagogia visual, enfatizadas por Carlos Skliar (2001) como imprescindível ao processo de ensino-aprendizagem dos surdos, bem como o bilinguismo, no qual a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é considerada a primeira língua (natural) e o português como a segunda língua. O Objeto de Aprendizagem (OA) é qualquer recurso, digital ou não, suplementar aos processos de ensino-aprendizagem e que é desenvolvido de modo a permitir o seu reuso e adaptação aos diferentes contextos educacionais. Nesse sentido, a pesquisa reitera a importância da publicização do OA como um Recurso Educacional Aberto (REA), isto é, gratuito e construído em softwares livres para que sejam criadas oportunidades pedagógicas que não sejam atravessadas por lógicas mercadológicas. A pesquisa foi realizada em uma turma do 6º ano de uma escola municipal de educação fundamental, no interior do estado de São Paulo, com o objetivo de desenvolvermos um OA com a participação dos alunos e do professor.
Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.