Criação de workshop de baixo custo em RFID utilizando a plataforma de prototipagem Arduino com foco no ensino de eletromagnetismo para estudantes do ensino médio
PDF

Palavras-chave

Arduino
RFID
Educação tecnológica.

Como Citar

SILVA, Henrique Dal Mora Rosendo da; HERNANDEZ, Marli de Freitas Gomes; JUNIOR, Luiz Ariovaldo Fabri. Criação de workshop de baixo custo em RFID utilizando a plataforma de prototipagem Arduino com foco no ensino de eletromagnetismo para estudantes do ensino médio. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018596. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/596. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Este projeto tem como objetivo propor a inserção do microcontrolador Arduino em conjunto de antenas que compõem as diversas etiquetas RFID presentes no cotidiano dos estudantes, como nos cartões de transporte público, por exemplo, para assim desenvolver um kit de aprendizado em cima dos conteúdos de física que englobam conceitos da área de eletromagnetismo abordados no Ensino Médio. Com isso, foi proposto um cenário de estudo em cima do funcionamento de sistemas compostos pela tecnologia RFID, com base na aprendizagem significativa perante o fenômeno de propagação de ondas eletromagnéticas em antenas, fundamentado pelo conhecimento de eletromagnetismo que o aluno obtém ao longo de sua formação. A introdução do microcontrolador Arduino será feita em conjunto de um aplicativo desenvolvido na plataforma Android, para assim possibilitar uma maior interação dos alunos e professores com os conteúdos criados.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018596
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.