Representatividade feminina negra e indígena na literatura brasileira contemporânea
PDF

Palavras-chave

Literatura brasileira contemporânea
Literatura feminina negra
Literatura feminina indígena.

Como Citar

BUTTINI, Heloísa Malta; BIRMAN, Daniela. Representatividade feminina negra e indígena na literatura brasileira contemporânea: um estudo de quatro obras do século XXI a partir do lugar de escuta. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018591. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/591. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Este estudo analisa a importância, as implicações e as consequências do avanço da literatura brasileira contemporânea no âmbito da autorrepresentação de mulheres indígenas e negras a partir da leitura de quatro obras: "O mundo no black power de Tayó" (2013), de Kiusam de Oliveira; "Criaturas de Ñanderu" (2009), de Graça Graúna; "Metade cara, metade máscara" (2004), de Eliane Potiguara; e "Só por hoje vou deixar o meu cabelo em paz" (2014), de Cristiane Sobral. Ao examinarmos o corpus selecionado, buscamos contrastá-lo com representações e estereótipos de mulheres integrantes destas duas etnias em obras do cânone nacional e problematizar as adjetivações da literatura (feminina negra/indígena). Além disso, refletimos sobre as particularidades da poesia e da literatura infantil, percorrendo quatro eixos temáticos principais: ancestralidade, autoestima, protagonismo feminino e desprendimento de estereótipos.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018591
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.