Funcionalização de geometrias dos scaffolds utilizando impressão 3D
PDF

Palavras-chave

Biofabricação
Scaffolds
Impressão 3D.

Como Citar

ARGENTIN, Heloísa Gonçalves; SILVA, Jorge Vicente Lopes da; SILVA, Rebeca Oliveira; QUINTELA, Larissa Maria Lago; NOGUEIRA, Julia A.; DERNOWSEK, Janaina; NETO, Paulo Inforçatti. Funcionalização de geometrias dos scaffolds utilizando impressão 3D. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018590. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/590. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho tem como finalidade estudar geometrias diferentes de scaffolds tridimensionais (3D), que são estruturas que dão suporte e sustentação para as células como estratégia 3D da engenharia tecidual. As células se desenvolvem quando estão dimensionadas em nichos tridimensionais, demonstrando aderência e funções biológicas próximas às reais, além de hospedarem componentes biológicos, que tem como principal objetivo a recuperação e a regeneração de tecidos e órgãos. Ao imprimirmos scaffolds 3D com diferentes parâmetros (materiais, rigidez e geometrias), observamos a influência significativa dos mesmos na proliferação e diferenciação celular.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018590
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.