Expectativas emocionais de um pessoal de enfermagem
PDF

Palavras-chave

Pesquisa qualitativa
Aposentadoria
Profissionais de saúde.

Como Citar

SANTOS, Hártur Oliveira; TURATO, Egberto Ribeiro. Expectativas emocionais de um pessoal de enfermagem: o que ficará no lugar do trabalho? Um estudo qualitativo com profissionais com aposentadoria agendada de um hospital universitário. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018583. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/583. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A aposentadoria é um evento vital significativo, tem rito de passagem e gera expectativas sobre o que e como substituirá, não apenas as tarefas cotidianas concretas, mas sobretudo, simbolicamente, o longo investimento afetivo da atividade laboral. O alvo foi explorar/compreender expectativas emocionais relatadas por profissionais de saúde com longo vínculo empregatício no Hospital das Clínicas da Unicamp, considerando estarem com aposentadoria agendada. Foi adotado foi o Método Clínico-Qualitativo, em que a coleta de dados é realizada através de entrevistas semidirigidas de questões abertas e em profundidade no próprio ambiente do trabalho. Simultaneamente o material foi tratado pela Análise Qualitativa de Conteúdo. As categorias de discussão emergentes para esta apresentação são: (1) “Fantasias sobre o que ficará simbolicamente no lugar do trabalho”; (2) “Data marcada enquanto um ‘elefante tirado de cima de mim’”; (3) “A insubstituibilidade no trabalho: percepção como um mito ou uma verdade?”; (4) “Expectativas de como será o momento da aposentadoria como rito de passagem”.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018583
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.