Caracterização do exercício voluntário em discos de corrida e resposta adaptativa do músculo flexor digitorum brevis em camundongos
PDF

Palavras-chave

Exercício
Corrida voluntária
Músculo esquelético.

Como Citar

MANZANARES, Gustavo; GANDRA, Paulo Guimaraes; SILVA, Guilherme Brito da. Caracterização do exercício voluntário em discos de corrida e resposta adaptativa do músculo flexor digitorum brevis em camundongos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018577. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/577. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O exercício físico melhora a patofisiologia de doenças crônicas e promove o envelhecimento saudável. Um modelo muito utilizado para o estudo dos efeitos do exercício em camundongos é a corrida voluntária, que pode ser realizada em rodas de corrida verticais ou discos de corrida. O músculo flexor digitorum brevis (FDB) é pequeno e superficial, o que facilita a transfecção in vivo e preparações com fibras isoladas. Como não é claro se o FDB responde à corrida voluntária, o seu uso em estudos sobre as respostas ao exercício ainda é muito limitado. Portanto, os objetivos deste projeto são: 1) desenvolver um sistema de discos de corrida e caracterizar os parâmetros de corrida em camundongos; 2) definir se o músculo FDB apresenta respostas adaptativas à corrida voluntária.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018577
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.