Eles nos representam? O perfil dos membros dos diretórios estaduais dos partidos políticos brasileiros
PDF

Palavras-chave

Representação
Partidos políticos
Diretórios estaduais.

Como Citar

VIEIRA, Gustavo de Sousa; FREITAS, Andrea Marcondes de. Eles nos representam? O perfil dos membros dos diretórios estaduais dos partidos políticos brasileiros. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018573. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/573. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A preocupação central da pesquisa diz respeito à qualidade da representação política no Brasil. As diferenças de perfil existentes entre parlamentares e população são notáveis. Dado que os diretórios estaduais são um dos principais órgãos intrapartidários de seleção de candidatos e distribuição de recursos, buscamos nesta pesquisa traçar o perfil dos membros de todos os diretórios estaduais dos partidos políticos brasileiros. As informações coletadas sobre os membros dos diretórios foram sexo, idade, raça/cor, escolaridade e ocupação. Comparando o perfil destes quadros internos dos partidos com o dos políticos eleitos e da população pudemos verificar se há ou não correspondência entre selecionadores, selecionados e cidadãos.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018573
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.