Degradação do 2,4 Diclorofenol em rede de distribuição de água por ozônização
PDF

Palavras-chave

Processos oxidativos
Ozônio
Limpeza de rede.

Como Citar

BRUGNERA, Gustavo Aurélio; DANTAS, Renato Falcao. Degradação do 2,4 Diclorofenol em rede de distribuição de água por ozônização. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018571. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/571. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo de avaliar o potencial da ozonização para realizar a limpeza de rede de distribuição de água após contaminação intencional. Os testes foram realizados mediante a contaminação de rede piloto com o composto 2,4 Diclorofenol solubilizado em água da torneira. Logo após foi injetado ozônio diretamente na rede e a degradação do composto indiretamente medida. A rede construída para tal fim tinha aproximadamente 100 metros de extensão e 5 pontos de coleta e com capacidade para 360 litros de água. Durante os experimentos de limpeza com ozônio, amostras foram coletadas e o cloro residual analisado. O ozônio foi injetado diretamente na rede, tendo capacidade tanto de degradar o composto 2,4 diclorofenol, quanto o corante azul de metileno. Concluímos que uma dose de ozônio de aproximadamente 31.7 mg/L foi suficiente para degradar 10 mg/L do contaminante.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018571
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.