Criptografia e matemática na escola
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Palavras-chave

Ensino de matemática
Criptografia
Números primos.

Como Citar

PESTANA, Guilherme Zanni; RIFO, Laura Leticia Ramos. Criptografia e matemática na escola. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018570. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/570. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Pensar o ensino de matemática, centralmente alguns conceitos de teoria dos números, envolvidos no estudo dos números primos e aritmética modular. Usando como motivação a criptografia, ou seja, o desafio de codificar mensagens e os vários métodos já elaborados, desde os mais antigos até os mais atuais e eficientes. Entender como essas técnicas avançaram ao longo do tempo, dentro de um contexto histórico, relacionando o estudo da matemática com o de história.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018570
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