Determinação de impedância elétrica de transdutores piezelétricos sob potências elevadas
PDF

Palavras-chave

Ultrassom
Ressonância
Anti-ressonância.

Como Citar

BARRETO, Guilherme Toniolo; ARNOLD, Francisco Jose. Determinação de impedância elétrica de transdutores piezelétricos sob potências elevadas. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018569. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/569. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Os transdutores piezelétricos são, entre várias aplicações, usados para produzir ultrassom de potência elevada. O comportamento da impedância elétrica desses transdutores revela importantes características do mesmo voltadas para um projeto. A interação do transdutor com fatores externos modifica a impedância. Neste trabalho é investigado o comportamento da impedância em relação a amplitude da tensão excitadora. Um aparato experimental foi desenvolvido para determinar a impedância dos transdutores. Foram usadas duas frequências fixas próximas a ressonância e anti-ressonância para se medir as impedâncias. Os resultados mostram pequenas variações de impedância numa faixa de tensões elétricas entre 30 e 150 V. Outros experimentos ainda serão realizados para uma melhor depuração dos resultados obtidos neste trabalho.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018569
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.