Atrazina e seus metabólitos em mananciais e águas de abastecimento público
PDF

Palavras-chave

Atrazina
Água superficial
Água tratada.

Como Citar

SILVA, Giulia Silva da; RAIMUNDO, Cassiana Carolina Montagner. Atrazina e seus metabólitos em mananciais e águas de abastecimento público: sazonalidade e eficiência de remoção das ETA. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018553. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/553. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A atrazina é um dos herbicidas da família das triazinas mais utilizados no Brasil. Resíduos desse composto e de seus metabólitos têm sido encontrados no ambiente em concentrações da ordem de nanogramas por litro as quais podem estar relacionadas a afeitos adversos oriundos da exposição crônica de animais e seres humanos.O projeto tem como objetivo estudar a presença de atrazina (ATZ) e de seus principais produtos degradação, deetilatrazina (DEA), deisopropilatrazina (DIA) e 2-hidroxiatrazina (OHATZ), em mananciais e águas de abastecimento público a fim de verificar a eficiência de remoção pelas Estações de Tratamento de Água (ETA) Capivari e 3 e 4, ao longo de um período sazonal completo. Esse trabalho foi desenvolvido e validado um método analítico empregando extração em fase sólida e cromatografia liquida acoplada à espectrometria de massas (LC-MS/MS) para a determinação simultânea da atrazina e seus metabólitos com limites de detecção entre 0,5 e 1 ng L-1, recuperações entre 80 e 112 % para uma concentração de 500 ng L-1 dos analitos em uma amostra sintética preparada em água ultrapura. Foi possível observar que as concentrações dos compostos e a eficiência das estações de tratamento na remoção dos contaminantes, além de ser pouco significativa, varia com a sazonalidade.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018553
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.