A gestão profissional dos clubes de futebol no Brasil
PDF

Palavras-chave

Gestão esportiva
Futebol
Gestão profissional.

Como Citar

TOLEDO, Giovanni Saccon; MAZZEI, Leandro Carlos. A gestão profissional dos clubes de futebol no Brasil: um estudo sobre clubes da elite do futebol brasileiro que não são grandes campeões em seus estados. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018546. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/546. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Para o alcance do sucesso esportivo, existe a premissa ou a necessidade de existência de toda uma estrutura, planejamento, organização e gestão de um clube. No presente trabalho estudamos as gestões da Associação Atlética Ponte Preta e da Associação Chapecoense de Futebol através de uma análise documental, averiguando a presença ou não de itens elencados como fundamentais por Marques e Costa (2016). Os clubes foram selecionados através do ranking de clubes da CBF de 2016. Os resultados obtidos foram separados em sim, talvez e não. A A. A. Ponte Preta obteve três itens marcados como não, três para talvez e sete como sim. Já a Chapecoense obteve apenas um resultado de não, quatro talvez e oito sim. Assim podemos notar que a Ponte Preta não vem tendo uma gestão muito profissional, já na Chapecoense é possível dizer que há uma tendencia de a gestão do clube ser profissional.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018546
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.