Estudo clínico-qualitativo sobre significados emocionais atribuídos à vivência da refratariedade do tratamento farmacológico de quadros depressivos acompanhados em ambulatório especializado
PDF

Palavras-chave

Transtorno depressivo resistente a tratamento
Significados emocionais
Pesquisa qualitativa.

Como Citar

VIEIRA, Laura Ciaramello; TURATO, Egberto Ribeiro; BASTOS, Rodrigo Almeida. Estudo clínico-qualitativo sobre significados emocionais atribuídos à vivência da refratariedade do tratamento farmacológico de quadros depressivos acompanhados em ambulatório especializado: a perspectiva de pacientes. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic26201854. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/54. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Os quadros depressivos afetam de 5 a 10% da população mundial e estão associados à baixa taxa de remissão e à alta taxa de recidiva, tendo, pois, um grande contingente de pessoas com refratariedade ao tratamento. Este estudo objetivou compreender significados emocionais referidos por pacientes com quadro de depressão resistente, atendidos no hospital universitário da Unicamp. Com desenho qualitativo, particularizado no método clínico-qualitativo, o tratamento de dados obtidos em entrevsita livre revelou as seguintes categorias: (1) percepção da refratariedade no entendimento frente à permanência dos sintomas da doença; (2) depressão refratária sob certo olhar melancólico da vida; (3) sentimentos de impotência na percepção da complexidade da refratariedade; (4) boa aderência ao tratamento pela manifestação da refratariedade e ao medo das recaídas.

https://doi.org/10.20396/revpibic26201854
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.