Aspectos históricos sobre o desenvolvimento da ginástica acrobática no estado de São Paulo
PDF

Palavras-chave

GACRO
Massificação do esporte
História da ginástica.

Como Citar

SOUSA, Giovana Vitória de; ISHIBASHI, Eliana de Toledo. Aspectos históricos sobre o desenvolvimento da ginástica acrobática no estado de São Paulo. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018533. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/533. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Com o objetivo de analisar os aspectos históricos e gestores sobre a Ginástica Acrobática em São Paulo, foi realizada uma revisão bibliográfica utilizando bases como a Biblioteca Digital da Unicamp (SBU), Google Acadêmico, Anais de Fóruns Internacionais de Ginástica Geral/Ginástica para Todos. Como também, um levantamento documental, utilizando bases como: site da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Federação Paulista de Ginástica (FPG), Globoesporte, além de páginas oficiais dos responsáveis a nível nacional (CBG) e estadual (FPG) em redes sociais. Nesse processo foi possível identificar a escassez de dados relacionados Ginástica Acrobática (GACRO) no contexto brasileiro e estadual. Almejando melhor registrar sua trajetória e analisar como ela foi tratada e desenvolvida pelas organizações que a fomentam diretamente ou indiretamente. Percebeu-se assim, uma desorganização e escassez informações básicas e necessárias para a compreensão histórica, social, ou estatística sobre a modalidade. Consequentemente, dificultando o acesso e popularização da modalidade.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018533
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.