Segurança alimentar
PDF

Palavras-chave

Protozoários
Doenças transmitidas por alimentos
Cultivo orgânico.

Como Citar

GOIS, Gabriele da Silva Souza; FRANCO, Regina Maura Bueno; BRANCO, Nilson. Segurança alimentar: padronização de metodologia para detecção dos protozoários potencialmente patogênicos (Giardia spp. e Cryptosporidium spp.) em hortaliças de produção orgânica e convencional. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018519. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/519. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Giardiose e Criptosporidiose são infecções que causam grande problemas para a saúde pública, ocasionando quadro clínico de gastroenterite; a transmissão desses protozoários ocorre principalmente através de água e alimentos contaminados com cistos de Giardia sp. e oocistos de Cryptosporidium sp. O objetivo do estudo é avaliar a presença desses parasitas em amostras de rúcula e alface vendidos comercialmente na região de Campinas, de modo a avaliar as diferenças entre o cultivo orgânico e convencional, porém pelo fato de não existir uma metodologia padronizada para detecção desses parasitas em vegetais frescos no Brasil, testes de eficiência de recuperação dessas formas de resistência parasitária foram realizados a partir de contaminação das hortaliças em laboratório e lavagem com solução de glicina 1M, Tween 20 (0,1%) e SDS (0,1%); em sequência, o líquido obtido foi sedimentado e concentrado por centrifugação e analisado mediante o método de imunofluorescência direta.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018519
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.