Encapsulação e caracterização do fármaco metformina em ?-ciclodextrina
PDF

Palavras-chave

Encapsulação
Metformina
β-Ciclodextrina

Como Citar

BEZERRA, Gabriela Souza; PESSINE, Francisco Benedito Teixeira. Encapsulação e caracterização do fármaco metformina em ?-ciclodextrina. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018518. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/518. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Tendo em vista as inúmeras reações adversas que o uso de Metformina pode trazer, sendo alguns deles, perturbações do trato gastrintestinal como náusea; vômito; diarreia e desconforto abdominal, além de mal-estar e hiperventilação. Tem-se estudado sobre a complexação deste fármaco em agentes encapsuladores que possibilitem o aumento de sua solubilidade e redução de efeitos adversos. Neste trabalho utilizou-se a ?-Ciclodextrina (?CD) como agente encapsulador em razão de sua estrutura toroidal. A cavidade interna sendo hidrofóbica possui afinidade pelas moléculas do fármaco, já sua parte externa é hidrofílica, o que levaria a um aumento na solubilidade da metformina, e com isso uma prevista diminuição nos efeitos adversos.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018518
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.