Anomalias dentárias em pacientes onco-hematológicos na infância e adolescência
PDF

Palavras-chave

Câncer infantil
Anomalias dentárias
Terapia combinada.

Como Citar

PAULA, Gabriela Santana de; ALARCON, Carolina Steiner Oliveira; SALES, Luciana S.; SILVA, Wanessa M.; BRUNO, Júlia S.; FREGNANI, Eduardo R.; OLIVEIRA, Matheus L. Anomalias dentárias em pacientes onco-hematológicos na infância e adolescência. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018517. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/517. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

As doenças hematológicas em crianças e adolescentes constituem-se como uma das mais frequentes e o tratamento odontológico deve ser realizado antes do imunocomprometimento, pois há efeitos a longo prazo da terapia antineoplásica na dentição em desenvolvimento. Tanto a quimio quanto a radioterapia afetam células proliferativas normais que podem causar defeitos de desenvolvimento dentário. Este estudo revisou criticamente as principais alterações e os riscos para efeitos tardios, no que diz respeito às alterações no tecido dentário em pacientes sob tratamento e sobreviventes de câncer hematológico infantil. Foram inclusos estudos cujos pacientes foram submetidos a tratamentos quimio e radioterápicos e incluíram avaliação radiográfica. Os sobreviventes apresentaram consequências adversas relacionadas ao câncer ou ao seu tratamento. A radiação interferiu no desenvolvimento dentário inibindo diretamente a atividade mitótica dos odontoblastos. Há fortes evidências para apoiar a associação entre a quimioterapia e as anormalidades do desenvolvimento dentário, incluindo agenesia e hipoplasia dentárias, dentes supranumerários, microdontia, taurodontismo, raízes afiladas, raízes curtas e câmaras pulpares aumentadas, desnutrição radicular e hipoplasia do esmalte. Complicações associadas a anomalias dentárias podem influenciar a qualidade de vida. Devemos obter informações que possam contribuir para o conhecimento de novas condutas e pré-tratamentos de modo a diminuir os efeitos adversos.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018517
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.