Uma aplicação do teste de eficiência de forma fraca sobre ativos dos grupos Bradesco e Itaú com enfoque à validade da análise técnica
PDF

Palavras-chave

Finanças comportamentais
Hipótese dos mercados eficientes
Teste de estacionariedade.

Como Citar

ABE, Gabriela Kei; BALLINI, Rosangela. Uma aplicação do teste de eficiência de forma fraca sobre ativos dos grupos Bradesco e Itaú com enfoque à validade da análise técnica. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018512. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/512. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O confronto entre a teoria das Finanças Comportamentais (FC) e a Hipótese dos Mercados Eficientes (HME), ainda é objeto de intensos e frequentes debates. Mesmo com a predominância da HME sobre a moderna Teoria de Finanças, o embate entre a FC e a HME tem sido alvo de inúmeros trabalhos que buscam testar a veracidade das diversas formas de eficiência propostas por Fama (1970). Neste trabalho buscou-se testar a eficiência de forma fraca dos ativos Bradesco (BBDC4) e Itaú (ITUB4) por meio do emprego do teste de estacionariedade e de correlação serial sobre o retorno dos preços diários apresentados por estes bancos no período que vai de abril de 2006 à abril de 2016.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018512
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.