Peritonites in peritoneal dialysis patients
PDF (English)

Palavras-chave

Chronic kidney disease
Peritoneal dialysis
Peritonitis.

Como Citar

ALVES, Gabriella Jorge Trigo; OLIVEIRA, Rodrigo Bueno de; TOMAZ, Emanuelle Bárbara Dias; TRABASSO, Plínio. Peritonites in peritoneal dialysis patients: clinical outcomes. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018511. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/511. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

A doença renal crônica é um problema de saúde pública que tem se apresentado cada vez mais prevalente na sociedade brasileira. A fase avançada da doença envolve terapia renal substitutiva por transplante renal, hemodiálise ou diálise peritoneal. Uma complicação comum em pacientes que passam por tratamento mediante diálise peritoneal é a peritonite. Os agentes etiológicos mais frequentes são bactérias e fungos, sendo estes últimos responsáveis por 2 a 5% do total de casos desse tipo de infecção. A peritonite fúngica é grave e sua ocorrência requer a remoção imediata do cateter e a transferência da terapia renal substitutiva para hemodiálise. O presente estudo teve como objetivo analisar retrospectivamente os fatores de risco e os desfechos clínicos de pacientes do Centro Integrado de Nefrologia (CIN) do Hospital das Clínicas da UNICAMP, que apresentaram peritonites bacterianas ou fúngicas, comparando-os a pacientes em diálise peritoneal que não apresentaram peritonite.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018511
PDF (English)

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.