Complementaridade e padrões de comércio entre economias do Mercosul
PDF

Palavras-chave

Economia internacional
Comércio internacional
Mercosul.

Como Citar

HENRIQUES, Gabriela Borges; ROCHA, Marco Antonio Martins da. Complementaridade e padrões de comércio entre economias do Mercosul. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018501. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/501. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

A pesquisa procurou analisar a evolução dos padrões de comércio no interior do bloco regional do Mercosul. A análise foi realizada cobrindo o período de 1995 até 2010, buscando apresentar a evolução do comércio bilateral entre os países do bloco em termos de sua complementariedade. O trabalho, deste modo, procura demonstrar em que cadeias produtivas houve avanços em termos da integração comercial dentro do bloco regional. Foram utilizados índices de intensidade comercial para analisar se ao longo do período estudado houve especialização comercial entre as economias do Mercosul. A hipótese inicial é que acordos de integração comercial devem gerar aumentos nos índices de complementariedade comercial, como forma de ampliar o grau de especialização de cada economia integrante do acordo.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018501
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.