Avaliação de amadurecimento de tomates com a utilização do biospeckle e sensor kinect
PDF

Palavras-chave

Pós-colheita
Engenharia agrícola
Bioscanner.

Como Citar

FERREIRA, Gabriel Vieira Elmo; FRACAROLLI, Juliana Aparecida; PAVARIN, Fernanda Fernandes Adimari; WU, Yu Tzu; VALLAR, Fernando de Saes Madeira. Avaliação de amadurecimento de tomates com a utilização do biospeckle e sensor kinect. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018498. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/498. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente projeto tem como objetivo avaliar a maturidade do tomate a partir da utilização do Biospeckle, sensor Microsoft Kinect e Métodos de Laboratório, além de auxiliar o projeto Universal do CNPq processo 424016/2016-8. Foram obtidos dados fisico-químicos das amostras, e as imagens geradas através do sensor kinect em conjunto ao bioscanner forneceram dados de Momento de Inércia (MI1 e MI2) e AVD (AVD1, AVD2, AVD3 e AVD4), sendo esses, obtidos a partir de análise utilizando softwares matematicos (Octave). Análisando os dados obtidos, foram encontradas diferenciações estatísticas (ANOVA) nos parâmetros estudados de acordo com os estágios de maturidade, e foi elaborada uma correlação com os niveis de amadurecimento do tomate.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018498
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.