Do lixo ao tesouro
PDF

Palavras-chave

Biodegradação
Fungos
Produtos naturais.

Como Citar

ALVARENGA, Gabriel Rodrigues; FILL, Taicia Pacheco; PONTES, João Guilherme de Moraes. Do lixo ao tesouro: uma história de biodegradação e produtos naturais. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018494. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/494. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho tem como meta constatar a eficácia na biodegradação de biopolímeros compostos parcialmente por fibra de cacau, oriunda dos resíduos do beneficiamento da indústria do cacau, em proporções variadas, tendo em vista que a empresa fornecedora deste biopolímero busca propriedades mecânicas (como rigidez, resistência, tenacidade, entre outras) superiores ao dos polímeros inicialmente puros, sendo estes o polipropileno e o polietileno. Nesta empreitada proposta pela empresa Afinko – Soluções em Polímeros, adotamos como objetivo buscar e caracterizar possíveis compostos, em especial, metabólitos secundários com provável relevância comercial. Partindo da premissa que os fungos que crescem nas fibras do cacau são capazes de degradá-lo e gerar subprodutos desta decomposição a natureza sem nenhum malefício ao meio ambiente, decidimos isolar estes micro-organismos e inoculá-los ao biopolímero em condições ótimas para que o polímero possa ser parcialmente ou totalmente degradado, bem como de verificarmos a produção de possíveis produtos de degradação com elevado valor agregado. Portanto, o desenvolvimento deste trabalho torna-se duplamente relevante para a sociedade, pois com o material produzido é incrementado um novo material que poderá apresentar diversas aplicações, sendo uma alternativa mais barata de produção, poupando matéria-prima e reutilizando resíduos sem utilidade e, não obstante, encontrando subprodutos de degradação que poderão ser aplicados ao mercado.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018494
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.