O ensino da capoeira por mestres e professores de capoeira
PDF

Palavras-chave

Capoeira
Metodologia de ensino
Pedagogia do esporte.

Como Citar

VENTURA, Gabriel de Moraes; ISHIBASHI, Eliana de Toledo. O ensino da capoeira por mestres e professores de capoeira. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018482. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/482. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O ensino da Capoeira, tem como característica principal a transmissão de conhecimento do mestre para o aluno pela oralidade. O objetivo dessa pesquisa foi diagnosticar e analisar quais são as formas de ensinar Capoeira, por mestres, professores Capoeira. Para realização da pesquisa foram realizadas entrevistas abertas com oito voluntários com pelo menos 5 anos de experiência de ensino da Capoeira, sendo três mestres de capoeira, três contramestres e dois professores. Como metodologia adotou-se a análise de conteúdo, aplicada aos depoimentos transcritos coletados. Os resultados, nos mostram que métodos tradicionais vêm sendo renovados e combinados com metodologias contemporâneas à prática. Os profissionais da Capoeira e seus respectivos grupos parecem estar mais receptivos a novas metodologias e a renovações de seus métodos tradicionais.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018482
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.